Ser mãe é algo com que a maioria das mulheres sonha desde tenra idade e, nos anos que antecederam esse momento, criamos planos de como queremos que essa jornada se desenrole. Temos uma ideia da idade que queremos ter filhos, às vezes acontece mais cedo ou para outras não acontece tão facilmente. Criamos um “plano de parto” de como queremos que o parto ocorra, mas você pergunta a qualquer mãe, o nascimento nunca sai exatamente como planejado se o bebê decide vir antes ou depois da data prevista ou você acaba tendo um c- seção quando você queria um parto natural. Então, quando você tem seu pacote de alegria em seus braços, pensamos que, porque a amamentação é um processo tão natural entre uma mãe e um bebê que acontece com facilidade, mas, novamente, isso é algo que nem sempre é planejado para algumas mulheres.
O melhor conselho que podemos dar é ter uma mente aberta. Faça seus planos, fique animado e se esforce para alcançar seus desejos, mas seja indulgente. Os bebês vêm com muitas surpresas inesperadas e sua nova jornada é sobre se adaptar ao que melhor combina com vocês dois. Não existe uma maneira certa de fazer qualquer coisa na paternidade. Nós fazemos nossa jornada e a tornamos nossa e trabalhamos com o que nos é dado, mas ajuda estar preparado para todas as bolas curvas que são lançadas em você. Portanto, aqui estão algumas dicas úteis sobre amamentação que podem ajudar a prepará-la para a jornada mais incrível de sua vida.
Esperamos que você tenha decidido pelo menos dar uma chance à amamentação. Mesmo que você amamente seu bebê apenas por alguns dias ou semanas, esse leite inicial, chamado colostro, fornece uma importante fonte de anticorpos para proteção contra doenças, pois o sistema imunológico do bebê se desenvolve durante o primeiro ano.
VOCÊ SABIA QUE A AMAMENTAÇÃO TAMBÉM É BENÉFICA PARA AS MAMÃES?
- Pode ajudar o útero a retornar ao tamanho anterior à gravidez e reduzir o sangramento pós-parto.
- Pode reduzir o risco de depressão pós-parto, câncer de mama e ovário.
- Pode atrasar o retorno do seu período (embora você ainda deva usar alguma forma de controle de natalidade ao retomar a relação sexual).
- Pode economizar dinheiro (sem fórmula).
- Pode ser rápido e fácil para você e para o bebê quando eles estão inquietos. Não se preocupe em fazer fórmulas ou esterilizar mamadeiras.
- PARA MELHORAR SUA CHANCE DE SUCESSO:
- Tente amamentar na primeira hora após o nascimento. Isso pode ajudar seu útero a se contrair e fornecer aquele colostro valioso.
- Prepare-se para a chegada do leite. Isso ocorre por volta do terceiro ou quarto dia após o nascimento. Você saberá que isso aconteceu porque seus seios de repente aumentam vários tamanhos de copa!
- Peça a uma parteira ou consultora de lactação para verificar como o bebê se encaixa enquanto você ainda está no hospital. Embora possa ser desconfortável quando o bebê mama, não deve ser doloroso. Se dói o suficiente para fazer você fazer caretas todas as vezes, então você pode não ter a posição certa.
- Planeje amamentar cerca de 8 a 12 vezes a cada período de 24 horas. Seu bebê é bom em dar sinais de fome: fuçando em busca de seu mamilo; colocar a mão na boca; e parecendo cada vez mais alerta. Sempre alimente sob demanda.
- Procure não introduzir mamadeira ou outros bicos, inclusive chupetas, até que a amamentação esteja bem estabelecida. O movimento de penetração necessário para amamentar é diferente daquele necessário para sugar um mamilo, e o bebê pode ficar confuso.
- Fique hidratado! A água é o alimento básico para uma boa saúde e, durante a amamentação, o corpo da mãe pode ser mais sensível à desidratação. Isso significa que é importante manter a ingestão de água ao longo do dia, especialmente durante as refeições, portanto, mantenha uma garrafa por perto o tempo todo. Nem sempre é fácil, mas vale a pena o esforço, pois a desidratação pode fazer você se sentir cansado e certamente não precisa disso! Uma boa maneira de verificar o seu nível de hidratação é observando a cor da sua urina. Se for transparente ou de cor clara, provavelmente você está suficientemente hidratado.
- Amamente em um ambiente calmo para ajudar o leite a descer. Depois de um tempo, tudo o que será necessário para o seu leite descer é abrir o sutiã para o seu bebê, ou mesmo apenas ouvir o choro de qualquer criança e você também conhecerá a sensação de sua descida. Então, quando estiver prestes a bater, coloque aquele bebê lá ou abaixe-se para se proteger porque vai começar a borrifar.