A exposição à radiação ultravioleta, como a do sol ou de câmaras de bronzeamento, pode causar sérios riscos à saúde. Milhões de pessoas acreditam erroneamente que as camas de bronzeamento são mais seguras do que o sol. Eles não são. As camas de bronzeamento são mais perigosas do que a exposição ao sol.
O que é um bronzeado?
Sua pele bronzeia como um mecanismo de autodefesa quando exposta a qualquer tipo de radiação ultravioleta (UV). Essa exposição aumenta a produção do pigmento melanina, o que leva ao escurecimento da pele. O escurecimento da pele não é saudável. Bronzeamento significa que você danificou sua pele. Não existe bronzeado saudável.
Como a radiação UV causa danos?
Três tipos de radiação ultravioleta do sol atingem a Terra: UVA, UVB e UVC.
UVA
- Penetra mais no ozônio.
- Causa danos às camadas profundas da pele.
- Leva a câncer de pele e envelhecimento prematuro da pele.
UVB
- Afeta as camadas superiores da pele.
- Causa queimaduras solares.
- Também leva a cânceres de pele.
UVC
- Penetra menos no ozônio.
- Inofensivo para a pele.
Que danos a radiação UV causa?
A radiação UV do sol ou das camas de bronzeamento causa muitos problemas de saúde:
Cânceres de pele – Os cânceres de pele estão aumentando, com um em cada cinco americanos desenvolvendo câncer de pele durante a vida. A radiação UV é a causa da maioria desses cânceres de pele. Ele penetra na pele e altera seu DNA causando a formação de cânceres de pele. Como a radiação UV que você recebe das camas de bronzeamento é mais concentrada e é principalmente UVA, as camas de bronzeamento causam mais danos do que o sol.
Envelhecimento prematuro – os raios UVA que penetram profundamente na camada dérmica da pele causam o envelhecimento prematuro. A derme contém colágeno e elastina. Danos a essas proteínas levam a rugas e flacidez da pele, fazendo com que sua pele pareça couro. UVA e UVB causam manchas marrons e descoloração da pele.
Supressão do sistema imunológico – os raios UVB suprimem o funcionamento adequado do sistema imunológico, deixando-o indefeso contra patógenos e alérgenos estranhos. Isso também facilita o desenvolvimento de cânceres de pele.
Danos aos seus olhos – a radiação UV pode causar degeneração macular, o que leva à perda permanente da visão. Também pode causar catarata, câncer e danos à córnea.
Reações alérgicas – Algumas pessoas são sensíveis à radiação UV e desenvolvem uma erupção cutânea alérgica.
Que tipos de câncer de pele as camas de bronzeamento causam?
As camas de bronzeamento podem causar três tipos diferentes de câncer de pele:
- Carcinoma basocelular – O carcinoma basocelular (CBC) é o tipo mais comum de câncer de pele. É causada por danos UV cumulativos do sol ou de câmaras de bronzeamento. Embora raramente mate pessoas, pode causar morbidez e desfiguração significativas.
- Carcinoma de células escamosas – O carcinoma de células escamosas (CEC) é a segunda forma mais comum de câncer de pele. Também é causada por danos UV cumulativos do sol ou de câmaras de bronzeamento. Cerca de 20% das pessoas podem morrer disso.
- Melanoma – Esta é a forma mais letal de câncer de pele. Se capturado no início, tem uma taxa de sobrevivência de 99%. Infelizmente, os casos estão aumentando, principalmente em jovens. É o segundo câncer mais comum em mulheres de 20 a 29 anos. Se você começar a usar camas de bronzeamento antes dos 30 anos, terá seis vezes mais chances de contrair melanoma.
Por que as camas de bronzeamento são piores que o sol?
As camas de bronzeamento são comprovadamente cancerígenas, o que significa que comprovadamente causam câncer.
É um mito que as camas de bronzeamento são mais seguras que o sol. As camas de bronzeamento contêm principalmente raios UVA, portanto, é menos provável que você sofra queimaduras solares, mas isso não significa que sejam mais seguras.
Você está recebendo raios UVA puros que penetram mais profundamente e são mais prejudiciais. O UVA das câmaras de bronzeamento é três vezes mais intenso que o UVA do sol. Cinco minutos em uma cama de bronzeamento causam o mesmo dano que uma hora ao ar livre ao sol.
Isso significa que o uso de câmaras de bronzeamento aumenta o envelhecimento prematuro. Você terá rugas e flacidez da pele mais rapidamente e mais cedo na vida com o uso da cama de bronzeamento do que quando estiver exposto ao sol.
Apenas uma sessão de bronzeamento aumenta o risco de melanoma em 20%, SCC em 67% e BCC em 29%. Se você começar a usar camas de bronzeamento antes dos 35 anos, isso aumenta o risco de desenvolver melanoma em 75% após apenas uma sessão.
O melanoma é uma das formas mais letais de câncer de pele e está aumentando, especialmente entre os usuários de câmaras de bronzeamento. Uma pessoa morre a cada hora de melanoma nos EUA. Um estudo mostrou que 97% das mulheres diagnosticadas com melanoma antes dos 30 anos usaram camas de bronzeamento.